3ª Idade : A idade de se movimentar

Já é comprovado cientificamente que exercícios físicos na terceira idade ajudam na longevidade e disposição. Atividade física e uma boa alimentação, são fatores facilitadores para uma boa qualidade de vida em qualquer fase.

O envelhecimento fisiológico não acompanha necessariamente a idade cronológica, pois isto varia de pessoa para pessoa, levando em conta muitos outros fatores, mas principalmente o estilo de vida de cada um.  O sedentarismo sem dúvidas é  um poderoso inimigo para quem deseja uma vida saudável.

Porém, ao chegar a uma certa idade o corpo não é mais o mesmo, é natural a perda de massa muscular, flexibilidade, força e equilíbrio, além do aumento da gordura corporal.

Praticar exercícios de forma regular pode influenciar positivamente no processo de envelhecimento. Entre os benefícios está o impacto sobre as funções orgânicas e garantia de maior independência pessoal. A prática também proporciona um efeito benéfico no controle, tratamento e prevenção de doenças, tais como diabetes, enfermidades cardíacas, hipertensão, arteriosclerose, varizes, enfermidades respiratórias, artrose, distúrbios mentais, artrite e dor crônica. Além de diminuir a incidência de problemas respiratórios e unários, recuperam-se mais rápido e diminuem o uso de medicamentos.

Outro aspecto relevante é que o idoso volta a ter um circulo social de amizade. Frequentando academias, fazendo exercícios ao ar livre, ou nos grupos de atividades, mantém contato com outras pessoas que também praticam atividades. Deixa de associar a velhice a tristeza e sedentarismo.

Apesar dos inúmeros benefícios da atividade física , vale salientar a importância do acompanhamento médico e profissional, pois a pratica de exercícios sem acompanhamento, pode acentuar problemas já existentes ou cria-lós .

As principais atividades recomendadas para idosos, são as de baixo a moderado impacto, pois evitam o o risco de lesões musculares e a sobrecarga das articulações. Entre estas atividades estão a caminhada e a hidroginástica.

Benefícios dos exercícios para a 3ª idade:

  • Autonomia e bem-estar;
  • Aumento da massa muscular e óssea;
  • Redução adiposa;
  • Estimulo ao metabolismo;
  • Combate ao processo inflamatório;
  • Melhora das capacidades funcionais;
  • Bem-estar físico e psicológico;
  • Estimula aspectos cognitivos (atenção, memoria e percepção);
  • Redução de doenças…

Atividades físicas recomendadas:

  • Caminhada;
  • Hidroginástica;
  • Pilates;
  • Yoga;
  • Dança;

Obs.: Nada impede que um idoso pratique atividades mais pesadas, como musculação ou lutas, tudo depende do estilo de vida de cada um.

A atividade física, quando bem orientada e monitorada, só traz benefícios para qualquer idade. Afinal, mente saudável é corpo saudável.

 

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