Alongue-se : A importância do Alongamento

AlongamentoO excesso de atividades, fraturas em membros e  sedentarismo, são algumas situações que fazem com que as fibras musculares se encurtem. O alongamento é uma parte essencial para a maioria dos tratamentos de fisioterapia, além de, indispensável antes e depois de treinamentos, corrida, natação e até mesmo em uma leve caminhada.

O alongamento tem a função de proporcionar um estiramento muscular, ou seja, um aumento no comprimento do músculo e esse ganhará flexibilidade e amplitude articular, além de promover a circulação da musculatura trazendo os benefícios da oxigenação e nutrição celular, assim, aprimorando sua atuação e evitando lesões.

Alongar não se restringe apenas as atividades físicas, é indicado também para começar e terminar o dia diminuindo a fadiga, para pessoas com restrições a alguns tipos de exercícios, para diminuir a dor tardia após treinos rigorosos, em diversas condutas terapêuticas, viagens longas, nas atividades laborais; e falando nisso, ao longo do dia dar uma parada no trabalho e alongar o corpo irá lhe proporcionar diversos benefícios tanto físicos quanto mentais.

Por várias vezes, só lembramos-nos do corpo quando ele dá sinais de que não está bem, então, comece hoje mesmo, com essa simples atividade que pode ser feita todos os dias, a qualquer hora, sem equipamentos, independente da idade, apenas respeitando os limites. De atletas olímpicos a jogadores de peladas, crianças a idosos todos podem ser beneficiados e apenas 10 a 15 minutos irão fazer uma diferença importante, evitando lesões muscular, articular e dos tendões.

E para praticar os exercícios de alongamento deve-se sustentar cada parte por 20 a 30 segundos em movimentos lentos que podem ser repetidos, se necessário, ou mudar para outra parte do corpo. Não esqueça de consultar um educador físico ou um fisioterapeuta para passar uma série de alongamento ideal, baseado na sua capacidade física e seus objetivos para não causar danos no lugar dos benefícios.

Sempre que achar necessário, alongue-se, você passará a render mais durante o dia,sem dor, com mais agilidade, coordenação, postura e uma memória mais aprimorada.

Seu corpo e mente agradece.

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: