AQUECIMENTO: É importante? Como fazer ?

aquecimentoFala-se muito que antes de treinar devemos nos alongar e aquecer, hoje, falaremos só sobre o aquecimento.

Antes, vamos para uma definição de aquecimento. Podemos definir aquecimento como um processo através do qual se busca aumentar a temperatura corporal, a freqüência cardíaca e o fluxo de sangue no músculo, melhorando o transporte de oxigênio e remoção do dióxido de carbono e lactato.

Além disso, o aquecimento aumenta a ativação neuromuscular do SNC (sistema nervoso central), melhorando a coordenação, tempo de reação e qualidade de execução dos movimentos, aumentando a capacidade de contração muscular e melhorando a eficiência contrátil, através de melhora nas propriedades viscoelásticas do músculo, resultando numa menor incidência de contusões musculotendinosas (Smith CA. Journal of Orthopaedic and Sports Physical Therapy, 1994.) Daí entendemos que o aquecimento serve como uma preparação muscular, como neural, para receber os estímulos que serão dados logo em seguida no seu treinamento. Mas de que forma eu devo aquecer? Se você vai fazer um treino de força (musculação), aqueça de forma especifica os grupamentos musculares que serão trabalhados no treino. Ex: se você for treinar Peitoral, ombros e triceps, um bom exemplo de aquecimento seria você fazer uma serie no supino com a carga a 50% de 1RM de 15 a 20 repetições, associada a um alongamento dinâmico (falaremos sobre alongamento dinâmico e estático nos próximos posts), fazendo assim, você estará elevando a temperatura muscular dos grupos que serão trabalhados e aumentará a produção de liquido sinovial nas articulações e terá um melhor desempenho.

O aluno chega na academia para treinar costas, e o professor fala: – aqueça 10 minutos na esteira! Alguém já se deparou com essa cena? EU JURO QUE NÃO ENTENDO ISSO! Vamos parar para analisar: em 10 minutos na esteira o individuo estará trabalhando predominantemente os músculos dos membros inferiores, e pior, por ser um trabalho aeróbio, as fibras mais recrutadas serão a do tipo 1, sendo que no treino de costas, o que ele mais utilizará será as fibras do tipo 2 dos membros superiores. Deu para achar o erro?

Galera, vamos fazer nosso aquecimento de forma especifica!!! Vai correr 10km? aqueça correndo! Vai treinar musculação? Aqueça na máquina (ou halter), mas faça o seu aquecimento o mais próximo do que você fará no treino. Em geral, um aquecimento específico tende a ser mais benéfico com atividade pré-desempenho do que as técnicas de aquecimento geral.

Grande abraço e até a próxima!

 

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: