Bandagem Terapêutica

Bandagem TerapêuticaEm algum momento você já viu um atleta na televisão ou evento esportivo e até mesmo alguém comum usando faixas coloridas em determinado ponto no corpo ? Essas faixas consistem em bandagens terapêuticas.

A Bandagem Terapêutica, também conhecida como bandagem funcional, é uma terapia que faz uso de fitas elásticas aderentes à pele em determinada área a ser estimulada. Foram criadas por Dr. Kenso Kase, um quiropraxista, com o nome original de Kinesio Taping, no Japão, nos anos 70.  Segundo Dr. Kase as técnicas de bandagens existentes na época, tais como as bandagens esportivas e ataduras, reduziam a amplitude de movimento, comprimiam alguns músculos e articulações e, em outros casos, inibia o processo de cicatrização do tecido traumatizado. Após dois anos de diversas pesquisas e testes em aplicações musculares, usando diferentes elasticidades, aderências e materiais, o Dr. Kase chegou ao Método Kinesio Taping®.  A bandagem criada por ele dava suporte as articulações e aos músculos, sem limitar a amplitude de movimento, assim como beneficiava o sistema circulatório e linfático.

A técnica é muito usada por alguns profissionais da saúde, principalmente, da área esportiva; na fisioterapia o método pode ser utilizado como forma de tratamento, prevenção ou associado a outras técnicas terapêuticas. Entre os benefícios propostos, posso citar:

  • Analgesia (Alívio de dor);
  • Recuperação de entorses, lesões musculares e contusões;
  • Melhora a função muscular, sanguínea e linfática;
  • Estabilização, Correção e Proteção.

bandagens terapêuticasApesar da crescente procura e utilização a bandagem terapêutica ainda requer estudos, no mercado existem os profissionais que defendem a técnica, há quem diga que um esparadrapo traz o mesmo efeito e também os totalmente incrédulos que afirmam que seu efeito não passa de placebo.  Mas para aqueles que acreditam no método, sejam eles, atletas em busca de melhores desempenhos ou mesmo pacientes a procura de novos tratamentos, ele pode ser utilizado sem problemas, até porque há poucas contraindicações.

Se for “modinha” ou não, mais a frente, novos estudos irão comprovar se os benefícios existem, porém, se você tem interesse na utilização das faixas elásticas, pesquise, pergunte e sempre procure um bom profissional.

Até a próxima matéria… grande abraço Mentes Fitness… !

Fonte: http://www.kinesiotapingbrasil.com.br

 

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: