Cálcio – Funções e Fontes alimentares

O cálcio é um mineral que possui inúmeras funções no organismo sendo indispensável na alimentação.  Algumas funções são manutenção da estrutura óssea, participação no processo de contração muscular, transmissão nervosa, liberação de hormônios e de neurotransmissores.

A necessidade diária de cálcio para homens e mulheres na fase adulta é de 1000mg a 1200mg por dia. Quando se fala de cálcio geralmente associamos só ao leite, porém existem boas fontes vegetais de cálcio, como: vegetais verdes folhosos (como brócolis, couves em geral, folhas verde-escuras em geral), amêndoas, grão de bico, soja, tofu, sardinha, salmão, chia).

Além da quantidade presente no alimento é importante analisar o nível de absorção que sofre algumas alterações dependendo da interação de nutrientes e fármacos. Lembrando que os vegetais folhosos verdes-escuros possuem grande poder de absorção.  Portanto, para suprir a necessidade diária do cálcio é necessário consumir várias fontes de cálcio de diferentes alimentos diariamente. A suplementação de cálcio pode ser necessária em algumas situações, porém só deve ser iniciada sob prescrição nutricional ou médica.

calcio-nos-alimentos

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: