Cervical : Pequenos hábitos podem prevenir dores

 Os músculos da região cervical são responsáveis pela sustentação da cabeça, auxiliam na movimentação dos membros superiores e ainda servem como músculos auxiliares na respiração. A cabeça e a região do pescoço estão vulneráveis a diferentes tipos de estresse: postura inadequada, traumatismos, doenças da idade como desgaste ou artrite, disfunções da mordida e muitas outras causas. Atividades simples como ler na cama ou mascar chiclete podem causar dor se realizadas incorretamente ou na presença de alguma disfunção.

cervical

Uma das causas mais comuns de dor cervical e algumas vezes cefaleia é postura inadequada e que chamamos de cervicalgia postural. É fácil adquirir hábitos posturais ruins sem ao menos se conscientizar disso.

Sempre que estiver sentado, procure não ficar na mesma posição por muito tempo. Temos uma regra na ergonomia que a cada uma hora, levantamos 10 minutos, seja para ir ao banheiro ou beber água. Assim, além de nos movimentarmos, certificamos que nossa postura está adequada.

Sua cabeça nunca deve estar olhando para o chão. Por sinal, o olhar é muito importante nesse contexto. Ele guia sua coluna cervical. Sempre olhe para o horizonte.

Cuidado com o celular, ele força sua cabeça para olhar para baixo, a melhor maneira de escrever no celular é elevando os braços. Assim, ainda movimentamos os ombros. Celular na linha do seu olhar.

 Ler na cama pode causar tensão cervical, principalmente se estiver sem apoio, colocando a cabeça para frente e tentando manter os braços pra frente para segurar o livro. Se você lê na cama, considere adquirir um produto específico para este propósito como um travesseiro triangular ou uma mini-mesa portátil.

Cuidado ao dormir, seu travesseiro força você a dormir com o pescoço muito alto ou muito baixo? Se sim, deve-se investir em um novo travesseiro que deixe a cabeça alinhada com a coluna. Deve-se certificar que o espaço entre a parte de trás do pescoço e a cama esteja preenchido por um travesseiro de maneira que o pescoço fique relaxado em posição neutra. Não durma de bruços, esta posição coloca grande pressão sobre o pescoço. Travesseiros de pena são geralmente melhor que os de espuma; eles se ajustam facilmente ao formato da cabeça. Lembre-se também que travesseiros não duram para sempre e depois de alguns anos, travesseiros tendem a diminuir e precisam ser substituídos. Além disso, uma cama que não ofereça suporte suficiente para as costas também pode ser uma fonte de desconforto cervical.

 Notebook  sobre a cama, sobre o colo e mesmo sobre a mesa são um perigo para a saúde da coluna. É importante lembrar que é essencial que o monitor esteja na mesma altura os olhos para evitar a flexão da coluna e o sofrimento das estruturas cervicais.

A posição neutra da cervical também deve ser encontrada ao se dirigir um carro. Ajuste o assento para que fique perto suficiente dos pedais e que não seja preciso trazer o pescoço para frente. Levante o banco o suficiente para que não haja extensão excessiva da coluna. O punhos devem estar no nível do volante quando os braços estiverem esticados para trazer conforto e segurança ao dirigir e apoios de braço devem ser utilizados quando possível

Com pequenas mudanças no nosso dia a dia conseguiremos minimizar a dor ao final do dia cansativo. O grande segredo é conhecer seu corpo, perceber sua postura, mudar de hábitos. Evitar o que te causa dor. Procure melhorar! Vá atrás do que te causa desconforto. Movimenta-se! Até a próxima.

 

 

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