Comidas Juninas e suas calorias.

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Qual é a primeira coisa que todo mundo pensa quando se fala em festas juninas ?

– COMIDAS JUNINAS !

É milho , pipoca , canjica , pamonha , quentão … é comida que não acaba mais. Mas quando se está de regime ou não se quer engordar muito nesta época , todo cuidado é pouco.

Como estamos no inverno,  no frio, as pessoas tendem a comer mais do que o normal. Portanto, é preciso tomar cuidado para não extrapolar e consumir mais energia do que se gasta.

Todos os alimentos podem ser consumidos, mas em pequenas quantidades. Confira a tabelinha abaixo e tente conciliar sua dieta:

Doces:
Arroz doce (1 xícara de chá): 330 kcal
Baba de moça (1 colher sopa): 150 kcal
Barra de doce de leite (1 unidade): 110 kcal
Beijinho de coco (1 unidade média): 125 kcal
Bolo de fubá (1 fatia grande): 340 kcal
Bolo de mandioca com coco (1 fatia grande): 300 kcal
Canjica (1 colher sopa): 40 kcal
Cocada (1 unidade média): 401 kcal
Curau (1 xícara de chá): 231 kcal
Cuscuz (1 pedaço): 190 kcal
Maçã do amor (1 unidade): 452 kcal
Paçoca (1 unidade): 114 kcal
Pamonha (1 unidade): 195 kcal
Pé de moleque (1 unidade): 90 kcal
Pipoca doce (1 xícara chá): 177 kcal
Queijadinha (1 unidade média): 301 kcal
Quindim (1 unidade): 108 kcal

Salgados:
Caldo Verde (1 prato): 234 kcal
Cachorro Quente (1 unidade): 191 kcal
Churrasquinho no espeto (1 unidade): 200 kcal
Espiga de milho (1 unidade média): 132 kcal
Pinhão (1 xícara chá): 201 kcal
Pipoca (1 xícara chá): 103 kcal
Salsichão (1 unidade): 215 kcal

Bebida:
Quentão (100 ml) : 280 kcal

 

Dicas para passar as festas juninas sem dor na consciência :

  • A tradicional recomendação “faça cinco refeições ao dia” é fundamental para que você, ao chegar à festa, não coma todos tudo que ver pela frente. Não deixe de comer durante o dia, pensando que assim poderá comer mais na festa. Estas compensações definitivamente não funcionam, além de trazer prejuízos à saúde. Mas se sentir aquela fome antes de ir à festa, tome um copo de iogurte ou uma vitamina de leite com polpa de fruta, que é muito saudável. Você se sentirá satisfeito e não terá vontade de comer tudo que vier;
  • Se comeu demais durante as festividades, não pule nenhuma refeição durante o dia, para tentar compensar o que foi consumido em excesso nas festas; muitas horas sem comer aumenta a sensação de fome. Pular refeições antes ou depois da festa com o objetivo de evitar ganho de peso é um erro. Mais uma vez aposte nas 5 refeições diárias . quando comemos refeições muito fartas o estômago fica dilatado, cabendo cada vez mais volume. Com isso só sentimos saciedade após comer muita comida. Comendo pouco e “à prestação”, o estômago fica com um volume pequeno, e sentimos saciedade com quantidades muito menores de comida
  • Controle as quantidades, e lembre-se você está saboreando e não se fartando. Se você estiver em processo de emagrecimento, opte pelos itens menos calóricos, mas dê preferência àquilo que você gosta.
  • Coma beber devagar, para gerar a sensação de saciedade;
  • Dê sempre uma pausa entre os alimentos. Brinque, dance se divirta mais um pouco até o próximo quitute;

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