Como alcançar resultados satisfatórios e duradouros em seu treino?

Queridos Mentes Fitness é uma satisfação estar com vocês novamente. E desta vez, iremos abordar um princípio que é fundamental para alcançarmos sucesso em nossos treinos,  é o principio da continuidade. Pois bem, vocês devem saber que é muito comum a maioria das pessoas iniciarem algum tipo de exercício físico seja musculação, corrida, caminhada, crossfit, treinamento funcional ou qualquer outra modalidade, e mesmo antes de três meses seus respectivos praticantes desistirem de suas atividades físicas e retornarem aquela famosa zona de conforto que é o sedentarismo. Quem não já passou por isso, ou tem um amigo ou amiga na mesma situação? Saibam que as pesquisas recentes reforçam estes pressupostos, pois de acordo com dados divulgados no primeiro semestre pelo Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira é sedentária e apresenta sobrepeso ou obesidade.

Como vocês pode observar, parece que para a grande maioria da população iniciar e principalmente continuar praticando exercícios físicos parece ser um grande empecilho. Mas saibam, que para alcançar os melhores resultados é necessário dá sequência aos treinos. E para que isso ocorra é imprescindível colocarmos em prática um princípio chamado de continuidade. Nesse sentido na área do fitness e dos exercícios físicos em geral, existem alguns princípios científicos que regem a sua prática. E um deles é o da continuidade, que de forma sucinta, é quando aplicamos um estímulo de treino (carga) o organismo precisa de um período de recuperação para regenerar-se e aplicarmos uma nova carga e que seja crescente para que haja novas adaptações e este supercompense e provoque melhorias no desempenho físico.

Este princípio se assemelha com o da sobrecarga progressiva, mas este último princípio é  tema para um outro post. Sendo assim, caros leitores, é fundamental manter a assiduidade constante com os treinos. Entendo que não seja fácil, pois a principal desculpa das pessoas é o tempo para a prática. Mas, hoje temos diferentes modelos de treino de curta duração que podem perfeitamente encaixar-se no seu dia a dia e lhe proporcionar excelentes resultados. Portanto este é um caminho a seguir e que vocês irão elevar o nível de desempenho físico e alcançar melhores desfechos em saúde para conquistar aquele físico exemplar. Se você gostou ou tem alguma dúvida deixe um comentário aqui abaixo. Um grande abraço e até a próxima! Referência: Corrida, manual prático para o treinamento. Ed.Phorte. SP-2013

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: