Condromalácia Patelar

Condromalácia PatelarOlá equipe Mente Fitness! Tudo bem com vocês!?

Então, hoje abordaremos um pouco sobre a síndrome da Condromalácia Patelar, mas o que é isso? Pois é, muita gente pode estar sentindo esta dor exatamente agora ao estar sentado lendo este post e nem sabe do que se trata, apenas sente uma dor no joelho, isto mesmo!

A Condromalácia Patelar é um tipo de “amolecimento”da cartilagem, esta que é responsável por permitir o deslizamento da patela no fêmur durante o movimento de extensão e flexão do joelho. Qualquer modificação da força atuante, superfície com imperfeições ou até mesmo o formato ósseo, podem gerar esta lesão, que como podemos notar, pode ser de origem anatômica ou traumática.

Agora que sabemos sobre a cartilagem, o que é a patela? A patela é um osso localizado na frente do joelho. Na sua parte superior esta a musculatura anterior da coxa (quadríceps) e na parte mais afastada (distal) existe o ligamento patelar. Sendo o responsável pela proteção da articulação.

Este tipo de síndrome pode se dar especialmente em corredores, que faz a síndrome também ser conhecida como joelho de corredor, mas também pode ser bem notável naqueles que passam longos períodos sentados.

Devemos ficar atentos aos seguintes sintomas:

  • Dificuldade de subir e descer escadas;
  • Dor relacionado a grande esforço;
  • Dor em longos períodos sentado;
  • Dor constante no meio do joelho;
  • Crepitações (barulhos internos);
  • Aumento da sensibilidade em dias frios.

Para visar uma boa recuperação e estabilização da lesão, uma vez que a cura se dá através de uma reciclagem celular satisfatória o que nem sempre ocorre. Desta forma, é importante procurar seu fisioterapeuta para agir na lesão e informar seu preparador físico sobre a síndrome, pois desta forma ele ajustará seu treino, reduzindo a carga sobre a lesão evitando assim um maior trauma.

Então pessoal, fiquem atentos aos sinais do corpo e evitem a sobrecarga desnecessária e qualquer dor desta natureza vá direto aos profissionais especializados.

Mantenham sempre o foco nos resultados, a força pra lutar contra as adversidades e fé pra seguir de pé lutando pelos seus objetivos.

Abraços!
Equipe MenteFitness

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: