Eletrocardiograma : prevenção eficaz para atletas

cardiologia-noticia-atletaPesquisa comprova eficiência do exame na detecção de doenças cardíacas – as principais causas de morte súbita entre atletas

Uma nova pesquisa, apresentada recentemente (maio de 2014) no Heart Rhythm Society 2014 Scientific Sessions, reforçou a importância do eletrocardiograma na avaliação de atletas (profissionais e amadores) e na prevenção de morte súbita por eventos cardiovasculares. O documento questiona a recomendação do American Heart Association que preconiza a avaliação dos atletas inicialmente apenas pela história clínica e exame do paciente.

A pesquisa Athlete-Specific ECG Criteria Proposed for Sports Screening avaliou 4.812 atletas. Desses, 23 apresentaram problemas no coração. O atendimento “padrão”, história clínica e exame físico, detectou 61% dos atletas com problemas. Já o uso do eletrocardiograma teve uma sensibilidade de 70%. “O eletrocardiograma apresentou uma elevada sensibilidade para detecção das doenças e um número reduzido de falso-positivo, ou seja, foi um exame eficaz na avaliação dos atletas”, afirma o dr. Leandro Echenique, cardiologista do Centro de Cardiologia do Exercício e do Esporte do Einstein.

Diversas pesquisas mostraram que o eletrocardiograma pode apresentar alterações em até 60% dos atletas, porém é preciso saber distinguir entre as alterações benignas em consequência da atividade física regular e intensa daquelas que podem indicar a presença de uma doença cardíaca e precisam ser melhor investigadas.

Os trabalhos mais recentes estabeleceram o padrão de normalidade do eletrocardiograma dos atletas e identificaram aqueles que realmente necessitam de uma investigação mais detalhada. Assim, o médico não precisa deflagrar uma extensa investigação em todos casos, mas apenas nos selecionados.

“É preciso entender e considerar o padrão de normalidade do coração de um atleta. O coração de quem pratica atividade física é diferente de um indivíduo sedentário e isso se reflete na analise do eletrocardiograma”, diz o dr. Echenique. “Consideramos o eletrocardiograma um exame fundamental na avaliação do atleta. Nesta pesquisa a precisão do eletrocardiograma foi muito boa e a combinação com a avaliação dos sintomas, antecedentes familiares e exame físico torna a avaliação do atleta completa e segura. Consequentemente há uma diminuição de custos, exames desnecessários, ansiedade etc.”

Os resultados alertam para a importância do exame e para a necessidade de um profissional executá-lo. “Um profissional habilitado será capaz de interpretar adequadamente o eletrocardiograma e conduzir a investigação.” Procure sempre um médico antes de iniciar a atividade física e reserve uma vez por ano espaço na sua agenda para a realização de um check-up.

Fonte: Dr. Leandro Echenique

  www.einstein.br

logo_

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: