Exercitar-se apenas por estética ou por saúde?

Olá amigos, Mente Fitness, tudo bem ? Espero que o treino esteja em dias e que o foco não tenha se perdido ao longo das atividades diárias. Lembrem-se que para alcançar um objetivo devemos vencer todas as metas e uma vitória significa, no mínimo, derrotar a semana com ao menos 4 dias de treino! Por que? Simples! 7 dias na semana, 4 dias de treino e puff! Eis a vitória!!! 4×3 pra gente ☺!!! Agora vamos ao nosso artigo.

Muitos de nós ouvimos, vimos e até já executamos, se não ainda…, o ato de ir para uma academia, Studio, box de crossfit, praças, parques, praias, entre outros… apenas para conseguir tornear uma perna, tonificar os braços ou modelar o corpo, é justo! Merecemos! Mas e a saúde? Realmente deverá ficar em segundo plano ou nem devemos pensar nela agora, já que não temos nenhum sintoma que nos preocupar?

Já conferiu se suas taxas estão em dias, mesmo fazendo atividades regulares? Já tentou dar um pique repentino, nem que seja pra pegar um ônibus ou para atravessar uma rua? E ai? Está tudo certo? Nenhum susto com as taxas, nem o coração quis sair pela boca, durante o pique?

Pois é, geralmente ao irmos treinar nem nos atentarmos, especialmente, as nossas taxas avaliadas por um simples exame de sangue, quanto mais fazer um teste com o cardiologista…

Aí que entramos como nossa dica! Antes de entrar em algum lugar para fazer seu treino, procure um clinico, depois um cardiologista e por fim o profissional de Educação Física. Deseje ter um corpo fitness, nem tem mal algum nisso! Mas antes procure ter a Mente Fitness!

Segundo a ACSM (Colégio Americano da Medicina do Esporte), um treino constante, que seja ao menos de 30min diários já nos dá significantes benefícios na redução dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, assim como, melhora as funções cardiovascular e respiratória, além da diminuição da morbidade e da mortalidade! E podemos enumera-las:

  • Redução das pressões sistólica e diastólica no repouso;
  • Redução da gordura corporal total, redução da gordura intra-abdominal;
  • Redução da necessidade de insulina, melhora da tolerância à glicose;
  • Diminuição da ansiedade e depressão;
  • Redução da inflamação;
  • Diminuição da frequência cardíaca;
  • Entre outros.

Depois desta lista, será que ainda deveremos apenas pensar em um centro de treinamento como uma fonte de estética ou já está mais do que na hora de vermos como uma fonte de saúde e investimento para nossa fase idosa?

Esperamos que este artigo te faça refletir e questionar um pouco sobre seu objetivo. No mais, debatam conosco, questione, compartilhe e faça mais sugestões de artigos.

Abraços! Tenham uma MenteFitness. NO BRAIN NO GAIN!

 

Referência:

Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição American College Of Sports Medicine, 2014.

 

ESCRITO POR : Verner Roberto, Graduado em Web Designer e estudante de Educação Física pela Faculdade IBGM. Sócio /Proprietário do Blog Mente Fitness. Curioso, apaixonado por Futebol e Treinamento Funcional.  Tem como foco principal especializar-se em atividades físicas para 3ª Idade. Atualmente é Prof. Estagiário da Academia R2 e Studio Accel 

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