FIBROMIALGIA: Conhecendo a doença e os benefícios do tratamento multiprofissional

A fibromialgia é uma síndrome de dor difusa e crônica, ou seja, o indivíduo portador da doença sente dores por todo o corpo por um longo período. Os sintomas são variados, entre eles, estão às dores musculares e articulares com rigidez matinal, fadiga, distúrbio do sono, dificuldade de concentração e memória, dormência e formigamentos em mãos e pés, além de dores de cabeça e palpitações. Todos esses sintomas afetam a qualidade de vida e o desempenho profissional do portador da doença, além de, provocar alterações no humor, diminuição nas atividades diárias, físicas e até mesmo no convívio social.

FIBROMIALGIAA doença é de difícil diagnóstico, levando o paciente a fazer tratamentos incorretos, agravando ainda mais o quadro clínico. As causas são desconhecidas, mas, a prevalência é maior em pessoas com caso na família, do sexo feminino e na faixa etária dos 20 aos 50 anos. Diferentes fatores podem favorecer o aparecimento da fibromialgia, como doenças graves, traumas emocionais ou físicos. O tratamento ideal é através de uma equipe multiprofissional, medicamentos e terapias complementares como, massagens relaxantes, música, dança, ioga, acupuntura, pilates e caminhada.

A fisioterapia é feita após uma detalhada avaliação, através de testes específicos, é importante identificar as partes mais comprometidas e o histórico de dor do indivíduo. O tratamento consiste em alongamentos, melhorando a flexibilidade e a tensão muscular; fisioterapia aquática; e a eletroterapia como tratamento combinado. O educador físico pode indicar atividades físicas agradáveis, exercícios de baixa intensidade respeitando o limite de esforço e dor. È indicado também ter um acompanhamento psicológico e seguir uma dieta balanceada, retirando alimentos que agravam os sintomas.

E fechando o ciclo de tratamento, respeitar a hora do sono, evitar ou diminuir o estresse diário, e o mais importante, reconhecer o que piora sintomas e estabelecer seus limites, assumindo o controle da doença para uma boa qualidade de vida. Para mais informações existem sites específicos sobre a fibromialgia, dores e outras doenças reumatológicas, lembrando, que estando com os sintomas ou suspeita, não hesite em procurar o seu médico. Segue link abaixo:

http://www.sbed.org.br/home.php

http://www.reumatologia.com.br/

Qualquer dúvida ou se deseja adquirir mais informação sobre determinada doença, é só perguntar, através do blog, instagram, facebook. Tentarei responder se tiver dentro de minha área, que é a fisioterapia, ou será respondido por outro profissional do grupo.

Até a próxima matéria…

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: