GESTÃO DE CARREIRA: De onde vêm nossa busca por resultados imediatos ?

Olá pessoal!

Tudo bem com vocês?!

Para nossa primeira contribuição escrita, iremos abordar o tema gestão de carreira de forma mais ampla, para que todos tenham uma noção da complexidade deste assunto!

Historicamente temos visto que os profissionais liberais são munidos de conhecimento técnico específico a cerca de sua área de atuação. O que é muito bom para os clientes que passam a usufruir destes serviços. Mais aí eu levanto uma questão: Será que isto é suficiente para que o profissional tenha um sucesso longevo e sustentável? Categoricamente afirmo que não!

O trabalho que tanto dignifica o homem, surgiu inicialmente como uma economia de subsistência, onde o homem trabalhava apenas para se alimentar; ele caçava, pescava, colhia…

Com o passar do tempo e mediante a evolução da cultura, a economia de subsistência, deu lugar a economia escambo, onde ao trabalhadores produziam e realizavam a troca destes produtos por outros de seu interesse.

Devido à complexidade deste processo de troca pela quantificação por equivalente de valores, surgiu a primeira moeda como processo de troca. Sendo este o grande marco que rege a economia moderna.

Esta volta ao passado, serve para nos mostrar que desde nossos primórdios, somos preparados para o resultado imediato de nossas ações, não pensando em perspectivas futuras, devido a necessidade imediata de subsistir.

As nossas escolas nos ensinam conteúdos práticos para aplicação no nossos dia á dia, aliados de um entendimento de tudo o que acontece ao nossos redor.

As nossas universidades, nos ensinam uma profissão, para que possamos entrar no mercado de trabalho e ganhar dinheiro.

Mais onde está a instituição que nos ensina a desenvolver a nossa carreira? Que nos ensina a ter sucesso duradouro? A ter estabilidade financeiro para gozar de uma vida tranquila e uma velhice digna?

É ai onde se encaixa o tema que aqui me proponho a desenvolver… em ajudar você a ter uma visão sistêmica de como desenvolver uma carreira de forma eficaz e sustentável.

A gestão de carreira, te permite evoluir na mesma, com o passar do tempo, alcançando independência financeira, e te preparando para uma velhice plena!

As próximas escritas irão aprofundar mais o que devemos fazer para gerir uma carreira a contento…

Grande abraço, Luciano de Melo!

 

Escrito por LUCIANO DE MELO , Especialista em Gestão Empresarial e Comunicação; Especialista em Gestão de Pessoas e Liderança; Coach Executivo (CCU/USA); Especialista em Exercício Físico Aplicado a Reabilitação; Licenciatura Plena em Educação Física (UPE);

 

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: