Inchaço X Gordura : Você sabe diferenciar ?

Você sabia que muitas vezes a balança pode te enganar? Nem sempre o peso que ela vai mostrar será só de gordura (lembrando que, o peso que a balança mostra é a somatória de massa magra + gordura corporal), ela pode te confundir em relação a sua retenção hídrica, sabia?

inchaço

Acho que todo mundo aqui já acordou algum dia se sentindo inchado, enquanto, tem pessoas que se sentem assim todos os dias, e isso se dá pela retenção de líquidos no seu organismo.

Esse acúmulo de líquidos entre as células do seu organismo não é normal, isso pode ocorrer devido a desregulação de hormônios, mas, a principal causa desse problema é o consumo excessivo de sódio na dieta.

É comum que algumas pessoas tenham esses inchaços algumas vezes, mas, se esse persistir sem desaparecer por muitos dias deve-se procurar um médico, pois pode estar relacionado a alguma doença do rim, do fígado ou da tireoide.




Para identificar esse acúmulo pressione seus dedos sob a pele onde há um edema ou sob a área abdominal que apresenta inchaço, se quando você retirar os dedos a pele demorar para voltar a forma normal é a retenção hídrica!

Essa retenção tem jeito e você pode evitar com medidas simples, quer saber como? Tendo uma alimentação saudável, sem excessos de sódio e praticando exercícios físicos!!!

  • Consuma alimentos diuréticos como por exemplo: melão, melancia, maracujá, abacaxi, gengibre, alface, agrião, couve, limão, chá verde, hortelã, etc…
  • Tenha uma alimentação harmonizada em todos os nutrientes;
  • Mantenha a hidratação (consuma no mínimo 2L de água ao dia) ;
  • Evite: embutidos e processados, alimentos em conserva, queijos amarelos, carnes defumadas, temperos industrializados, patês comprados prontos, margarinas e manteiga com sal, frituras em geral, doces (chocolate, balas, etc) e refrigerantes.

Para ajudar a diminuir esses episódios que tal uma receitinha do bem?

suco-de-melanciaSUCO ANTI-RETENÇÃO DE MELANCIA:

3 folhas de hortelã, 2 folhas de couve, 1 col de sopa de gengibre em pó e uma fatia média de melancia.

Bata tudo no liquidificador e coe se achar necessário. Adicione adoçante se achar necessário.

Uma dica é tomar esse suco logo ao acordar ( em jejum ) e depois de meia hora fazer sua refeição normal. Além de evitar a retenção esse suco também acelera seu metabolismo e ativa sua memória metabólica.

 

 

 

 

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: