O excesso ou a falta de atividade física pode levar a lesões

A falta do exercício pode reduzir em até 10 anos a expectativa de vida, gerando obesidade, doenças cardiovasculares, estresse, ansiedade, entre outras patologias. A Organização Mundial de Saúde afirma que 70% da população é sedentária. Esta, associada a uma alimentação não balanceada, é responsável por 54% de mortes por infarto.

Para ter um corpo saudável é necessário não se exceder nos exercícios físicos. A atividade física intensa e prolongada, além de ser exaustiva, pode levar ao acúmulo de radicais livres nas células musculares, causando tremores, movimentos involuntários, cansaço extremo, dores e grandes destruições no tecido muscular que não consegue regenerar, levando a perda de força e resistência com o passar dos anos. Sem contar com o impacto nas articulações que não suportam tal carga de exercício.

Para saber o limite da sua atividade física precisamos observar a idade, peso, gênero e até sua alimentação. Uma avaliação física com um bom profissional resolve o problema. Caso você já faça atividade física e apresente algum destes sintomas, fale com o profissional que o acompanha – ele saberá adequar melhor sua atividade. Caso não exista profissional, procure um, é importante. Não desista! Movimente-se! Até a próxima.

 

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: