GINÁSTICA COLETIVA: o que é ?

Olá pessoal. Como vão todos?

ginastica-coletivaEm meus posts aqui no blog conversaremos bastante sobre assuntos ligados a Ginástica Coletiva (A famosa Ginástica de Academia). Não vamos aqui, pelo menos inicialmente nos prender a determinada modalidade. Primeiro precisamos entender sobre o que estamos falando. Afinal de contas, você sabe o que é ginástica coletiva?

Podemos definir Ginástica Coletiva (também chamada de Ginástica Aeróbica) como a combinação de movimentos realizados simultaneamente dentro de um padrão ritmo e de forma contínua, repetitiva ou não, geralmente realizado sob o acompanhamento de uma música.  E como o próprio nome diz, o estimulo é aeróbio, ou seja, não acontece uma exaustão muscular excessiva pela formação de Ácido Lático. As aulas de Ginástica Aeróbica como conhecemos hoje utilizam-se de aparelhos como step, mini-trampolins, bicicletas estacionárias, e outro inúmeros implementos que auxiliam na execução dos padrões de movimento.

A palavra ginástica deriva do grego gymnádzein, que significa literalmente “exercitar-se nú”, que era a forma como os gregos praticavam exercícios e se preparavam para competições e guerras. Assim como a própria Educação Física, a pratica de ginastica coletiva dentro das academias é relativamente recente. Foi na década de 90 que as diversas modalidades se tornaram febre, invadindo academias no Brasil e no Mundo, levando então muitos profissionais a se especializarem na pratica dessa atividade.

Assim como a prática de musculação, a ginástica também começou com o empirismo e foi sendo recheada de ciência. Apesar de ainda estarmos engatinhando, hoje podemos encontrar no mercado programas de ginastica coletiva produzidos com embasamento cientifico, testados e comprovamos, que levam os seus praticantes a verdadeira garantia de resultados. No próximo post iremos falar diretamente sobre essa evolução e quais resultados conseguimos com a pratica de ginastica coletiva nas academias. Um abraço e até o próximo post.

Se você tem qualquer dúvida ou curiosidade, comente nosso post ou mande me um  e-mail: leo.itra@gmail.com.

 

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: