Ortorexia Nervosa : Transtorno Alimentar

Ortorexia: Quando o comer saudavelmente deixa de ser saudável !

Você já deve ter ouvido falar dos transtornos alimentares Anorexia e Bulimia . Anorexia nervosa é  um transtorno alimentar caracterizado por um grande temor em ganhar peso, já a Bulimia Nervosa é transtorno alimentar caracterizado pelo ciclo formado por uma etapa de grande ingestão de alimentos e outra de compensação ou purgação: força-se o vômito ou ingere-se laxantes e/ou diuréticos para eliminar a comida. Mas, e a Ortorexia ?

comer_saudavel

Ortorexia é de origem grega – “orthós” significa correto e “orexsis” fome,  e foi criado pelo médico americano Steven Bratman.  Segundo ele, quem apresenta o problema possui uma fixação por alimentação saudável e chega a gastar horas pensando no assunto, é um termo novo , usado para denominar um transtorno alimentar obsessivo-compulsivo caracterizado por um cuidado extremo em ingerir alimentos saudáveis, o que leva a importantes restrições dietéticas.

Diferentemente da anorexia ou da bulimia, pessoas que sofrem com ortorexia se dão ao direito de comer, no entanto, elas são tão obcecadas com a qualidade do que comem que a maioria dos pensamentos se volta para isto.

ortorexia

Apenas alimentos saudáveis  e de boa qualidade nutricional entram na dieta de um ortorexo. Nutrientes, calorias , vitaminas é tudo milimetricamente pensado e calculado. Esta pessoa torna a comida seu foco principal, pensando em sua dieta na maior parte do seu dia, pensa no que comeu, irá comer ou deixou de comer.

Pessoas com ortorexia acabam se privando de fazer uma série de coisas. Muitas vezes se isolam para que nada as faça sair das regras e da dieta restritiva. A capacidade de raciocínio e de trabalho pode ficar consideravelmente prejudicada, assim como a de desenvolver diferentes atividades.

Embora as preocupações com a alimentação sejam definitivamente necessárias, todo comportamento obsessivo é prejudicial. Quando os alimentos saudáveis se tornam uma preocupação excessiva muitos problemas são capazes de vir em decorrência. É preciso ficar atento a este tipo de comportamento, pois os efeitos podem ser bastante prejudiciais.

Sintomas da Ortorexia:

  • Examinar atentamente todos os componentes  em cada alimento.
  • Só se permitir comer alimentos saudáveis.
  • Não conseguir comer uma refeição preparada por outra pessoa.
  • Observar e comentar a maneira como outras pessoas preparam a comida.
  • Pensar na maior parte do dia no conteúdo nutricional dos alimentos que irá consumir.
  • Preocupar-se ao extremo ao comer qualquer coisa que possa não ser bom para si.
  • Perder  muito peso sem seguir conscientemente uma dieta.

Tratamento:

Seja qual for o transtorno alimentar e, a ajuda de um profissional  é importantíssima , procure seu médico a qualquer sinal de comportamento fora do comum, só assim ele poderá lhe encaminhar para o melhor profissional. Com a intervenção de um profissional nutricionista e através de sessões com psicólogos uma pessoa com ortorexia pode começar a melhorar e levar sua rotina normalmente.

Como em qualquer aspecto da dieta, o segredo é moderação. Deve haver uma reeducação alimentar gradual , de forma que o motive, levando em consideração seus gostos e estilo de vida. Comer saudavelmente possui efeitos altamente positivos , exceto, quando você deixa de desfrutar da vida , deixando isso afetar seus relacionamentos com as pessoas.

Não ignore os sinais emitidos pelo seu corpo. Com saúde não se brinca!

Fontes :

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: