Perder peso X emagrecer

Estamos vivendo em uma geração onde o ” corpo perfeito” é buscado a todo o tempo, e com isso, vemos em toda parte 3 tipos de pessoas: as pessoas magras (querendo ganhar peso), as pessoas que estão satisfeitas com o seu corpo ( que acredito que seja a minoria, rsrs) e as pessoas que estão a cima do peso querendo perder peso. Mas será que o  “PERDER PESO” é de fato bom? É ai onde entra a diferença entre perder peso e emagrecer.

Não sei se você já se deparou com alguma pessoa falando: – Preciso perder 10kg. Dificilmente você vê alguém falar: – Preciso perder 5% de gordura.

Mas você sabia que perder peso e emagrecer são coisas diferentes?

Para que a possamos entender isso, primeiro vamos às definições:

EMAGRECER é diminuir a quantidade de gordura corporal. Podemos descobrir o percentual de gordura através de protocolos para mensurar a gordura corporal, daí então vamos definir de que é composto o nosso peso ( massa gorda e massa magra). Já o PERDER PESO é simplesmente a diminuição nos dígitos obtido através da balança.

Sabendo disso, podemos concluir que é possível: perder peso e emagrecer (diminuindo a massa de gordura e mantendo a massa muscular), ganhar peso e emagrecer (diminuindo a massa de gordura e aumentando a massa muscular, já que o músculo é mais denso que a gordura), manter o peso e emagrecer (diminuindo a massa de gordura e mantendo o peso magro) e perder peso e engordar, ISSO MESMO, PODEMOS PERDER PESO E ENGORDAR, (diminuindo o peso, porém, perdendo massa muscular, que não é saudável, e aumentando a massa de gordura) .

Então, podemos entender que o importante não é o seu peso, e sim, de que é composto esse peso. E ai, o que você quer? Perder peso ou emagrecer?

Faça uma avaliação física e veja qual o seu percentual de gordura corporal, trace metas para diminuir esse percentual. Existem vários tipos de treinamentos que induzem o corpo ao emagrecimento, trataremos disso mais detalhadamente nas próximas postagens.

facebook.com/DhiogoDourado

instragram: @Dhiogodourado

 

 

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: