Qual a Importância da Vitamina D na Hipertrofia e saúde ?

A vitamina D é conhecida pela sua função no desenvolvimento e na manutenção do tecido ósseo e também pela manutenção da homeostase normal do cálcio e do fósforo.

vitaminad
Porém, estudos recentes sugerem a ligação dessa vitamina em diferentes processos celulares, como: diferenciação e proliferação celular, secreção hormonal (por exemplo: insulina), no sistema imune e em diversas doenças crônicas não transmissíveis como obesidade, diabetes e hipertensão (Schuch N.J. et al., 2009).

Além dos mecanismos já citados que estão envolvidos com a vitamina D há também sua forte ligação com a melhor liberação da Testosterona (Hormônio que é produzido em maior quantidade nos homens, sendo regulada pelo LH. Uma de suas principais funções é o aumento de massa muscular devido ao estímulo do metabolismo de gorduras).Após um estudo realizado com 2069 homens idosos, foi identificado que: os que mais tinham vitamina D no sangue possuíam mais testosterona livre e os que possuíam deficiência da vitamina, além de possuir menos testosterona, tiveram um aumento na mortalidade durante o curso do estudo. Outro estudo mostrou que homens com pouca testosterona e que usaram a suplementação de vitamina D por períodos contínuos, obtiveram um aumento significativo na testosterona livre com redução da gordura e maior teor de massa magra. (Pilz, S., Frisch, S., et al., 2011; Lerchbaum, E., et al., 2012; Lee, D, Tajar, A., et al., 2012)

Se você se expõe pouco a luz solar, trabalha em local fechado, consome pouco peixe como sardinha, salmão ou atum, consome pouco ou quase nunca, leites e derivados fiquem atentos ao aparecimento de sintomas como: fadigas constantes, dor muscular e articular sem explicação e baixa imunidade (como gripes constantes). Para melhor diagnóstico procure um nutricionista ou médico para avaliar através de exames bioquímicos se há mesmo uma deficiência, onde o tratamento se dá pela suplementação isolada dessa vitamina

Beijosssssss da Nutri :*

 

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: