Polivitamínicos , quando usar ?

polivitaminicoEssa dúvida sempre é frequente na maioria dos meus pacientes, por isso achei interessante falar um pouco para vocês sobre essa suplementação! Como já diz o nome, SUPLEMENTO é uma coisa que serve para complementar e não substituir, logo, o que não pode ser alcançado apenas com dieta é aliado a uma suplementação que complete a necessidade de tal elemento, com as vitaminas, minerais e demais nutrientes é do mesmo jeito.

Cada alimento possui sua quantidade e tipos específicos de vitaminas, minerais e nutrientes que são fundamentais para a manutenção do nosso corpo, mas, as vezes, quando uma pessoa não tem uma alimentação adequada e balanceada (não consome de jeito algum frutas e verduras), ou passa por um aumento da necessidade ( casos de gravidez e também certos atletas ) se faz necessária essa suplementação. Cada pessoa possui uma necessidade diferente que vai estar ligado de acordo com sua composição corporal e também exercícios realizados e como saber a quantidade correta para se consumir? O nutricionista tem como saber a sua quantidade e assim realizar a adequação através da dieta, depois disso, é hora de avaliar se esse indivíduo vai precisar ou não desse tipo de suplementação.

Para quem não sabe, um excesso de vitaminas pode levar a quadros de hipervitaminose, ou seja, esse excesso pode gerar intoxicações ( cada efeito colateral vai ser de acordo com o tipo de excesso de determinada vitamina ) como crises alérgicas, ressecamento dos lábios e pele, tonturas, náuseas, problemas renais como no excesso de vitamina C, dores de cabeça e até mesmo convulsões. Por isso o mais indicado é procurar um profissional para saber se você realmente precisa ou não dessa suplementação ou se precisa de determinado tipo de vitamina. Pois estas possuem um efeito muito positivo, contribuindo para melhora da performance e até mesmo na hipertrofia, mas, quando utilizada na maneira correta!

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: