RPG (Reeducação Postural Global) – O que é isso ?

RPG – Reeducação Postural Global, uma grande solução para suas dores!

rpg

Fotografia: Autoria não identificada (Retirada da Internet)

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método fisioterapêutico, criado por Philippe Souchard em 1981, na França. Mas afinal o que é o RPG? São ajustamentos posturais para reorganização do corpo humano, através do alongamento do músculo. Além disso, produz também a liberação das fáscias, tecido conjuntivo, pela aplicação do princípio de “fluagem”. A “fluagem” é a contração constante dos músculos da postura que mantém o alinhamento do corpo.

É um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia:

  • Problemas morfológicos;
  • Problemas posturais;
  •  Lesões Articulares;
  • Patologias Reumáticas;
  •  Sequelas Neurológicas Espásticas;
  •  Problemas Traumáticos;
  •  Doenças Respiratórias;

A RPG baseia-se em três princípios fundamentais. A individualidade, afinal cada corpo reage de uma forma. A segunda é a causalidade porque Souchard diz que a causa pode estar longe do sintoma que é a consequência. Como exemplo, podemos ter uma torção no tornozelo, e apresentar dor lombar. Oi? Como assim? Sim, pode acontecer! E é por isso que a causalidade é importante. E a terceira, globalidade. O corpo deve ser tratado como um todo. Não podemos tratar partes do corpo, como no exemplo a cima, se não tratarmos o pé, sempre vai ocorrer a dor lombar. Ou melhor, se eu não tratar os dois juntos, globalmente, não vai existir o reequilíbrio muscular e sempre haverá retrações.

Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados em permanência, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.

O R.P.G. tem indicação para indivíduos com lesões de coluna vertebral (hernias, protusões discais) como também desvios posturais(escolioses, cifoses, lordoses) seguidos de dor ou não, podendo causar lesões ou síndromes em diversas partes do corpo, como por exemplo: bursites, tendinites, lombalgias, cervicalgias, síndrome do túnel do carpo, etc.

Caso você tenha alguma dessas patologias ou tenha uma má postura, procure um profissional capacitado. Um RPGista formado pelo Instituto Souchard. Ele saberá tratá-lo e com certeza seus resultados serão eternos. Pode confiar. RPG, o original!

Beijos da Renatinha :*

 

 

Confira mais Post da Fisioterapeuta Renata Nunes :

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: