Saúde: Como definir?

A Organização Mundial da Saúde  , organismo sanitário internacional integrante da Organização das Nações Unidas, define Saúde como:

Estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de enfermidade ou invalidez.

A Saúde a partir dessa definição começou a ter uma ampla preocupação não só com o corpo físico, e sim, como pensamos e nos relacionamos com as pessoas.

Fazer check-ups todos os anos não basta para estarmos bem. Todos aqueles exames de sangue, que não são poucos; ergométrico, correndo numa tensão sem saber se estamos bem ou não; MAPA, que nos dá sustos de hora em hora; oftalmológico, que todos os anos aumenta pelo menos 0,25 graus; entre outros. Não é tudo para estarmos bem.

O bem estar mental é muito mais que passar uma hora por semana no terapeuta (esse é essencial para você se conhecer)… Basicamente, é fugir do estresse diário. Mas como!? Ouvir uma boa música no trânsito. Enfim, vale tudo para relaxar e se equilibrar!!! Mesmo no dia a dia atribulado e cheio de tarefas.

A Saúde Social é a resposta do meio, depende de vários fatores incluindo as condições socioeconômicas onde se vive, das riquezas da região, da oportunidade que se oferece ao indivíduo. Ela é mais coletiva que individual.

Onde existe injustiça, miséria e ignorância não há como existir saúde física e mental por ser proporcionalmente alteradas.

Por tudo isso, impossível estar com uma saúde 100%!? Acredito que não.

Principalmente porque isso só depende de você mesma, mesmo que o ambiente influencie no seu estado de saúde. Você pode mudar todos os dias. Praticar atividade física, assistir a um bom filme, sair com os amigos, trabalhar com o que gosta, conversar com a família ou apenas MUDAR SUA ROTINA! E assim vamos vivendo com saúde! Afinal é um estado de bem estar! E este bem estar só depende de você.

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: