SEDENTARISMO – Você é sedentário ?

Chegou a hora de largar o sedentarismo … com poucos minutos por dia e muita criatividade.

Procurando em dicionários a palavra sedentarismo me deparei com significados um tanto curiosos:

 “que está quase sentado”

 “que está sempre na sua casa”

 “velho excêntrico e sedentário”

sedentarismo

Imagem de Autoria não identificada.

 

Estima-se que 60% da população não pratica nenhuma atividade física… Sério????

Ainda quer fazer parte desta estatística?

Brincadeiras a parte, o sedentarismo nada mais é que a falta de atividade suficiente, ficar parado, inativo, afetando o corpo e a saúde em si.

Engana-se quem pensa que para sair do sedentarismo precisa necessariamente praticar algum esporte, seria o ideal, mas para quem não tem tanta disposição ou tempo, qualquer atividade que faça o corpo mexer-se mais que o habitual e gastar calorias, são suficientes para sair deste quadro.

Pesquisa na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, publicada no periódico American Journal of Clinical Nutrion, afirma que caminhar por 20 minutos por dia pode reduzir a morte prematura de pessoas com menos de 65 anos, ou seja, uma simples mudança de hábito pode fazer uma grande diferença.

Para quem não tem tempo pra incorporar ao menos uma caminhada no dia a dia só resta usar a imaginação, fugir do habitual, posso citar como exemplos, ir andando para o trabalho, fazer o uso da bicicleta ao invés do carro, trocar o elevador por escadas e até mesmo varrer a casa ou lavar o carro.

Além de reduzir os riscos de doenças como a hipertensão, diabetes, controle do colesterol, movimentar o corpo, mesmo que um pouco por dia, trará os seguintes benefícios:

  • Melhora a disposição;
  • Regula o sono;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Controla o peso;
  • Aumenta a libido;
  • Bem-estar.

Como foi visto pode-se sair do sedentarismo sem custos e até mesmo quando não se tem muito tempo, é só usar um pouco de criatividade para ter uma melhor qualidade de vida. Inclua também novos hábitos como uma boa alimentação, parar de fumar, dias de lazer para ter uma vida mais completa e cheia de disposição.

Quer saber seu grau de sedentarismo?

Aqui tem um link para você fazer o teste:

Teste: qual seu grau de sedentarismo?

 

Xeruuu :*

 

 

Confira mais Post da Fisioterapeuta AMANDA GUEDES :

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: