TPM : Praticando atividade física

tpmSegundo o ministério da saúde, a (TPM)tensão pré-menstrual é caracterizada por um conjunto de sintomas que iniciam na semana anterior à menstruação e são aliviados com o início do fluxo menstrual, atingindo cerca de 70% das mulheres na fase reprodutiva. A tensão é causada pela variação hormonal que o corpo feminino sofre durante o ciclo menstrual, que pode produzir alterações físicas, psicológicas e comportamentais.

Como exemplo, existe o aumento do apetite a partir do 22º dia do ciclo menstrual, com intensidade máxima no primeiro dia do ciclo (no sangramento), há uma necessidade maior de comer carboidratos e principalmente doces/ chocolates. Fazendo com que exista a liberação do hormônio antiestresse, a endorfina, ou hormônio do prazer, diminuindo as dores e bloqueando os sinais que vão para o Sistema Nervoso.

A endorfina tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria.

Mas não precisamos atacar a caixa de chocolate. O exercício físico também libera endorfinas.

Por ser um potente libertador de endorfina o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente e faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer. O exercício físico é altamente eficaz no combate ao stress e ansiedade e quando é moderado e regular, descontrai o corpo e ativa o sistema imunológico. Por isso, além de manter em forma, o corpo, o exercício diminui a tensão pré menstrual. Mas para isso precisa ser sistemático. Não é porque você vai menstruar na semana que vem, que essa semana você vai loucamente à academia para não ter seu humor alterado, mas praticar atividade física sistematicamente vai aliviar sua tensão e lhe dar prazer.

Pratique exercícios. Movimente-se! Cuide-se. Até a próxima.

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