TREINAR INTENSO TODOS OS DIAS É A MELHOR OPÇÃO?

No desespero de almejar novos padrões estéticos, muitas vezes pecamos pelo exagero, dentre eles o de treinar.

Atualmente está cientificamente comprovado que treinar menos com uma intensidade adequada poderá obter resultados iguais ou superior a longos períodos de treinos.

No Brasil, ainda podemos ver academias tradicionais prescrevendo treinos com séries longas e de alta intensidade, podendo chegar de 60 à 80 min de treino.

E por quê? Porque as pessoas estão procurando um resultado rápido e esquecem de priorizar a sua segurança. treinos longos e pesados demais, acabam favorecendo as lesões articulares, musculares e baixa imunidade corporal.

Quando você treina, você libera vários tipos de substâncias e hormônios, alguns deles são: endorfina, adrenalina, GH( hormônio do crescimento ), noradrenalina,etc.
Se seu treino passa dos 60minutos, fique atento, os níveis hormonais começam a cair e o corpo entra no processo que chamamos de fadiga, produzindo muito cortisol e gerando o catabolismo.
Catabolismo é quando o corpo utiliza o músculo como fonte de energia, e não é isso que você quer.

shutterstock_183140516Um Planejamento de treino deve ser configurado com vários princípios.
O mais importante de todos eles é a necessidade da recuperação. O corpo precisa de estímulo para aumentar seu desempenho motor e estético , porém necessita de descanso para reagir ao estímulo que foi dado. É super importante respeitar o tempo de recuperação.

É no descanso que o organismo vai recompor a energia, a musculatura vai repor o glicogênio e aumentando a síntese proteica.

Treinar pesado todos os dias pode comprometer os resultados. Muitas vezes na ansiedade em querer emagrecer, se intensifica o treino de maneira exagerada.

Você pode praticar exercício todos os dias, desde que o seu treino esteja adequado para você. Levando em consideração sua segurança, volume e a intensidade do treino. Colocando o descanso como um dos fatores principais para maximizar seus resultados.

Treine forte e tenha muita dedicação, porque bons resultados exigem constância e persistência.

blogbodysportsO foco na recuperação é importante pois vai beneficiar a saúde mental, corporal, dar equilibrio aos hormônios e permitir que o tecido muscular seja reparado.

Antes de iniciar qualquer exercício, procure um professor de educação física para realizar sua avaliação física e prescrever seu planejamento de treinos corretamente, respeitando todas as suas necessidades e características fisiológicas e biológicas.

Bons Treinos.

 

Lucas Rafaell, Professor de Educação Física, extremamente apaixonado por Treinamento Funcional e Reabilitação. Atualmente Prof. do Clube 17. Tem como objetivo especializar-se em Treinamento Integrado Desportivo e Reabilitação.

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