Você sabe o que é TRIPTOFANO ?

Booom dia gente linda! Vamos começar nosso dia com informação?

Você sabe o que é o TRIPTOFANO? De forma bem resumida, ele é um aminoácido que juntamente com a vitamina B3 a niacina e o magnésio, produz a SEROTONINA (conhecido como o hormônio do prazer) que está relacionado no processo do sono e humor. No cérebro, a serotonina tem função na regulação do sono (melatonina), humor, apetite , memória e etc… Devido as suas ações, esse aminoácido ajuda no combate a depressão, ansiedade, insônia, controle do peso e distúrbios alimentares.

É fácil detectar a deficiência desse aminoácido verificando os seguintes sintomas: depressão, fome excessiva (principalmente a vontade por doces), TPM aguda e distúrbio do sono. Sua ingestão pode ser por meio de alimentos ou cápsulas manipuladas. Alguns exemplos de alimentos ricos nesse aminoácido são: queijo, amendoim, castanhas , amêndoas, nozes, ovos, frango, banana, abacaxi , abacate, ervilha, aveia e salmão.

Através de uma anamnese com o paciente é possível detectar alguns dos sintomas citados anteriormente, depois de verificar algum sintoma é necessário que se solicite o exame de dosagem sérica de serotonina, realizado o exame é a hora de intensificar o aumento da introdução do triptofano na dieta e avaliar após um mês a melhora significativa no quadro evolutivo do paciente. A dica para quem tem insônia ou quadro de distúrbio alimentar durante o período da noite é consumir uma das fontes ricas em triptofano na ceia. A alimentação pode ser a chave para evitar muitos problemas,por isso, faça do alimento o seu remédio! (Thomson J. et al, 1982)

 

Beijosssssss da Nutri :*

 

Comentários

Comentários

Compartilhe através do: